segunda-feira, 7 de maio de 2012

Barulho na suspensão do Fusca


Olá amantes do fusca e a todos que tenham alguma simpatia por este carro.

Sei que tenho escrito pouco no meu blog sobre os problemas e aventuras que tenho passado com meu fusca 76 azul 1300-L, mas vamos falar de um assunto que me fez perder tempo e dinheiro e que apesar de todo serviço, que não foi bem feito,  a suspensão do meu carro ainda apresenta barulhos.  

Desde que comprei meu fusca em 2009 a suspensão do meu carro apresentava barulhos quando passava em buracos e em asfaltos irregulares. O tempo passou e acabei me acostumando com o barulho, até que ele foi aumentando e decidi que era hora de dar uma olhada em uma oficina especializada no assunto. 

No final do ano passado levei o fuca em uma oficina e eles me disseram que eu tinha que trocar várias peças, como os 4 pivôs - 2 superiores e 2 inferiores de cada lado da suspensão mais os 2 amortecedores, algo que ficava em torno de R$500,00 (peças + mão de obra). Achei caro de mais e fui a outra oficina, mas o mesmo diagnóstico foi feito com um preço relativamente próximo. Então vi que não tinha jeito, eu tinha que fazer.  O mecânico me chegou a dizer que eu corria risco daquilo arrebentar (os pivôs) e eu ficar na rua. Então vamos que vamos. 

Suspenderam o fuca e foram remover os pivôs e os amortecedores. Foi de dar pena, a suspensão do meu amado e querido fusca, nos seus pivôs, foi literalmente espancada com marretas e martelos. Achei estranho e fiquei apreensivo, mas como eu não entendia nada de suspensão e ainda mais de suspensão de fusca, só perguntei ao mecânico se era assim mesmo e ele me disse que sim. 

Depois do serviço o carro parecia novo, todo durinho, sem nenhum barulho e então vi que de fato o serviço estava correto e era assim mesmo. Mas nem tudo são flores. 

Depois de menos de um ano, o barulho do lado esquerdo começou a voltar. Sempre iniciando aos poucos e agora o barulho está praticamente como antes do serviço. Foi então que decidi buscar informações em fórum e comunidades na internet e fui entender que as coisas não são bem assim. Existe uma ferramenta específica para a extração do pivô que descarta a forma arcaica, burra, estúpida de remover esta peça, só que quase nenhuma oficina tem mais. Vivendo e aprendendo, as vezes o básico, com nossos fuscas.

Atualmente, estou a procura de uma oficina que tenha tal ferramenta e ainda não encontrei. Só vou fazer agora se tiver a tal ferramenta. Não é fácil acharmos bons profissionais e locais para cuidar dos nossos fuscas nos tempos atuais. Pretendo inclusive montar um banco de dados de serviços neste blog só para listar boas oficinas e bons profissionais que tratem bem e façam serviços de qualidade nos nossos fuscas.

Volto para contar o resto da história. 

Um abs. 


O final feliz desta história conto neste post, rs... : http://fuscada.blogspot.com.br/2013/03/barulho-na-suspensao-do-fusca-resolvido.html

2 comentários:

  1. Alex infelizmente é assim em todas oficinas dos país, cada carro tem um tipo sacador de pivô e por isso as oficinas não usam por ficar muito caro e como na marreta é uma só e barata eles vão na marreta, tenho dois carros um monza hatch 82 e xzara 2001 as oficinas são diferentes para os dois mas o processo acaba sendo o meso infelizmente é assim

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