Desde que havia comprado meu Fusca em 2009 ainda não tinha trocado os seus pneus e eu sabia que mais cedo ou mais tarde esta hora iria chegar. E chegou.
O primeiro sinal de que estava na hora da troca foi dado pelo meu mecânico, que me amostrou que um dos meus diagonais Maggion Falco F2 5.60 x 15 traseiro estava deformado entre sua lateral e a banda de rodagem. Eu disse a ele que o carro tinha ficado um tempo parado com a calibragem baixa e que isso poderia ser a causa, mas ele disse que não, isso era devido ao formato do pneu, como é característico do Falco F2, que tem linhas mais retas entre a banda de rodagem e a lateral do pneu e que seria melhor eu comprar um pneu diagonal que não fosse assim. Tal fato, em todas as minhas pesquisas por fórum, nunca confirmado, mas que tinha alguma lógica.
Naquele momento nem dei muita atenção pra este fato, achava que o pneu ainda poderia rodar mesmo assim, não iria trocá-lo só por causa disso, pra mim eles ainda estavam bons.
Voltando lá tempos depois, ele me avisou da mesma coisa, pois ira mexer na caixa de direção, que comprei nova pra substituir e provavelmente teria que fazer um alinhamento e aquilo iria atrapalhar. Assim que cheguei em casa examinei o pneu com mais calma e vi que realmente o cenário não era animador. Além da deformação inicial, que não se alterou muito, o frisos do pneus estavam gastos, um traseiro até estava já ficando careca em alguns locais e além disso a borracha do pneu Maggion Falco F2 estava ressecada, toda com pequenas rachaduras na borracha, isso em apenas 4 anos. Não sou especialista, mas acho isso pouco pra um pneu que quando em 2009 comprei o carro eles estavam novos.
Inicialmente até pensei em compra só 2 Falco F2 pra trás pra substituir os piores e manter os da frente, mas pensei "pra que investir em um pneu que já deu problema comigo?". Então fui nos fóruns da vida virtual e comecei a buscar todas as informações sobre pneus diagonais possíveis. O resultado desta busca conto depois, mas uma coisa é certa, Maggion diagonais pra fusca, nunca mais. valeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário